Segue a pauta divulgada:
– Apresentação dos presentes
– Informes sobre a Freguesia
– Encontro com o Comandante do 18° BPM, Cel. Rogério Figueiredo, em 23/10/2017
– A comunidade organizada e o Superintendente de Jacarepaguá
– Segurança no Bosque
– Cruzamentos na Três Rios / Bananal e Mamoré / Geremario Dantas
– Transporte público cada dia pior e sem ar condicionado
– Apoio ao Grupo SOS Hospital Federal Cardoso Fontes / Doação de sangue
– Projeto “Horta Carioca”
– Campanha da AMAF para divulgar sua missão nos condomínios. Lançamento da campanha da Nova Camiseta da AMAF.
– A AMAF na mídia virtual e finanças da AMAF
– Assuntos jurídicos
– Informes sobre a FAMRIO
– Assuntos gerais
– Encerramento
A reunião ocorreu na Sede do Bosque da Frequesia e teve início as 09:26 minutos. Estiveram presentes doze moradores, sendo quatro membros da Diretoria da Amaf.
Após a apresentação dos presentes o Presidente da Amaf relatou o encontro que ocorreu em 23 de outubro com o Comandante 18º BPM, Coronel Rogério Figueiredo, com quatro representantes da Amaf.
– A pauta tratada com o Comandante foi sobre as ações da Segurança Pública na Freguesia. Como ainda está aguardando que o Coronel revise e autorize a divulgação do documento do encontro, que enviou há poucos dias, apenas destacou a forma cordial, esclarecedora e respeitosa com que este acolheu os representantes da Amaf.
Citou que há estratégias ostensivas e preventivas. E também que o referido Batalhão disponibiliza treinamento para civis que possam contribuir para o aumento da sensação de segurança evitando as ações corretivas. A programação desse treinamento será divulgado oportunamente.
– Após e sobre o mesmo assunto da segurança, neste caso dentro do Parque, o Presidente solicitou que a gestora do Bosque Sra. Vera Baldner relatasse de modo breve como está a segurança atual do Bosque. Esta fez um breve relato sobre esse tópico, desde as suas gestões anteriores até a atual, onde conta com uma infraestrutura de segurança que precisa ser ampliada e para isso já articula os apoios institucionais necessários para solucionar essa questão de modo eficiente e o mais breve possível. Assim que os reforços forem liberados para controlar melhor as entradas e a parte interna do Bosque, a comunidade será informada.
– Também, foi comentado sobre a retirada do ar condicionado dos ônibus comuns a partir da redução de 20 centavos nas passagens. Foi solicitado que os moradores que observarem esse tipo de atitude das empresas de ônibus, anotem os dados do veículo e enviem pele Fale Conosco do site da Amaf.
– Foi esclarecido de modo breve a situação do Hospital Federal Cardoso Fontes para alguns moradores que não estavam acompanhando a Campanha SOS HFCF, com destaque para o abaixo-assinado que no seu enunciado diz “que o HFCF não pode fechar”, quando na realidade o que o Ministério da Saúde pretende fazer e por solicitação de um Deputado Federal pelo Rio de Janeiro, Júlio Lopes, é passar a atender apenas aos doentes com câncer e lamentavelmente a ser gerenciado por uma Organização Social. Experiência que tem se mostrado vulnerável à administração ineficiente, ineficaz e desonesta.
A Gestora do Bosque lembrou que a administração do parque está à disposição do movimento SOS para contribuir com o abaixo- assinado e para isso aguarda do movimento as folhas para assinatura.
O Jorge trouxe folhetos que foram distribuídos aos presentes sobre a Campanha do HFCF para receber Doação de Sangue, já que a situação dos estoques no seu Banco de Sangue está crítica. A Amaf apoia essa campanha e solicita aos seus associados, amigos e moradores que doem sangue e divulguem a urgência desse gesto de solidariedade.
Já foi colocado no site da Amaf um post e matéria no face book conclamando os doadores para contribuir.
– Foi realizada a leitura das novas petições que a Amaf deu entrada no MPE de situações de ilegalidade de construção de estacionamento e de dois desmatamentos.
– Sobre o Projeto “Horta Carioca” foram dadas informações de preços reforçando o que já tinha sido divulgado no site e rede social da Amaf pois houve um mal entendido com relação a essa questão por parte de uma compradora.
– Ficou o compromisso de adicionar os moradores (todos concordaram) que compareceram à reunião pela primeira vez no WhatsApp “Amigos da Freguesia” e assim recolocar as informações sobre essa Horta que fica situada no Bairro do Anil.
– Jorge informou sobre a Campanha da Amaf para produzir “novos modelos” de Camisetas com o logotipo da Amaf em comemoração aos seus 36 anos completados exatamente hoje 29/10. Essa é uma forma de divulgar a Amaf e arrecadar dinheiro para sua sustentabilidade. Esta campanha já está no site da Amaf.
– Foi solicitado que os moradores colocassem as suas demandas:
– O morador Ângelo, do Condomínio em frente ao RioShopping falou sobre a volume elevado do som além do horário permitido, dos eventos que ocorrem no estacionamento desse Shopping. E também, sobre uma atividade “PaintBall” que fica nos fundos do playground do condomínio que ao remeter inúmeras bolinhas geram o risco de acidentes, caso elas atinjam alguém. Falou que tomou as providências cabíveis, mas não tem obtido soluções. Jorge falou na possibilidade da Amaf fazer contato com o administrador do Rio Shopping, Sr. Geraldo Aragão, mas foi dito que isso também já tinha sido feito, sem resultado. O importante é registrar a reclamação junto ao 1746 e com o protocolo dessa reclamação a AMAF poderá divulgar dando mais força à reivindicação.
– A moradora Waldete falou sobre o aumento do número de camelôs, e dos riscos de locomação que isso vem causando. A moradora Solange deu uma sugestão para o controle dessa situação, que se agrava a cada dia, que seria de não comprarmos produtos de camelôs.- O morador João chamou a atenção para os guardadores de carros não autorizados, e que atuam no Largo da Freguesia, o que foi confirmado por outros moradores.
A reunião foi encerrada as 11: 10.